sexta-feira, 6 de maio de 2022
2Sm.10.12 - PELEJAR
PELEJAR
2Sm.10.12
Introd.: Pelejar fala de luta, guerra, combate, batalha que enfrentamos todos os dias.
Na verdade, hoje não temos mais “... os filhos de Amom que se... tornaram odiosos (de cada um de nós a ponto de) mandar mensageiros tomar a soldo vinte mil homens de pé dos siros de Bete-Reobe e dos siros de Zobá, mil homens do rei de Maaca e doze mil de Tobe.”, 2Sm.10.6 para guerrear contra nós.
“... A nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”, Ef.6.12 que muitas vezes atuam dentro e fora de casa.
Nar.: Esta guerra aconteceu “depois... (que) morreu o rei dos filhos de Amom (Naás), e seu filho Hanum reinou em seu lugar.”, 2Sm.10.1.
“... Davi... usou de bondade para com Hanum... como seu pai usou de bondade para com (ele). E enviou Davi servos seus para o consolar acerca de seu pai...”, 2Sm.10.2.
“... Os príncipes dos filhos de Amom disseram a seu senhor, Hanum: Pensas que, por Davi te haver mandado consoladores, está honrando a teu pai? Porventura, não te enviou ele os seus servos para reconhecerem a cidade, espiá-la e destruí-la? Tomou, então, Hanum os servos de Davi, e lhes rapou metade da barba, e lhes cortou metade das vestes até às nádegas, e os despediu.”, 2Sm.10.3,4.
Hanum contratou um exército para atacar Israel.
A confusão estava armada e a única solução para Davi era enviar Joabe, comandante do seu exército e “... Abisai... irmão (de Joabe), o qual o formou em linha contra os filhos de Amom.”, 2Sm.10.10.
Não temos nenhum exército de homens valentes contra nós, mas temos o inimigo da nossa alma “o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.”, 2Ts.2.4.
Satanás é capaz de usar parentes, amigos e os nossos inimigos para nos atacar.
Propos.: Busque o melhor para a sua família.
Trans.: Lute em favor da família...
1 – “Sendo forte...”, 2Sm.10.12.
Muitas vezes encontramos “... o filho desprezando o pai, a filha se levantando contra a mãe, a nora, contra a sogra (e nenhum consegue lutar contra essa desordem daí); os inimigos da (família) são os da sua própria casa.”, Mq.7.6.
Todo pai precisa buscar “... forças...”, 2Sm.10.12 em Deus para enfrentar o “... filho (que) é rebelde e contumaz (teimoso e que) ... não dá ouvidos à sua voz, é dissoluto (desperdiçador) e beberrão.”, Dt.21.20.
Na falta do pai a mãe deve assumir esse papel de “ser forte...”, 2Sm.10.12 para mudar a história da sua família.
Todos os pais precisam buscar que a sua família seja “... abençoada do SENHOR.”, Gn.26.29.
E você, filho, faça o mesmo “seja forte...”, 2Sm.10.12 e reclame o melhor para o seu lar.
A peleja tem que ser...
2 – Individual.
Quando o texto fala que devemos “... pelejar varonilmente (corajosamente) pelo nosso povo...”, 2Sm.10.12, o texto fala sobre os deveres de cada membro da família.
Os “pais... não (podem) irritar (provocar à raiva, ira, fazer enfurecer) os seus filhos, para que não fiquem desanimados.”, Cl.3.21 – ficar falando do mesmo assunto muitos dias.
A obrigação dos “filhos... (é) em tudo obedecer a seus pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.”, Cl.3.20.
Todos os membros da família têm a obrigação de “... fazer o que (é) ... reto perante o SENHOR...”, 2Rs.15.3 a fim de “... que, se (alguém dos seus) ... ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do (seu) procedimento...”, 1Pe.3.1.
Lute pelo bem...
3 – Da cidade.
Como bons cidadãos precisamos ser como o profeta Samuel que pediu “... testemunhas contra ele perante o SENHOR e perante o seu ungido (rei): de quem tomei o boi? De quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem oprimi? E das mãos de quem aceitei suborno para encobrir com ele os meus olhos? E vo-lo restituirei.”, 1Sm.12.3.
Ora, Barra Bonita e Igaraçu do Tietê também é do “... nosso Deus...”, 2Sm.10.12.
A nossa “... peleja... (em favor da nossa) cidade...”, 2Sm.10.12 deve ser “... com o fim de ganhar os fracos. Fazendo tudo (para agradar a Deus) para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.”, 1Co.9.22.
Quando aprendemos a lutar...
Conclusão: Deus dará a melhor resposta.
Olhe ao seu redor, busque conhecer a história da sua família, veja as desgraças acontecidas em muitos lares, brigas, roubos, separações, mortes; você deseja um lar desse jeito?
Em todos os tempos, “... nos dias em que (o homem) buscar ao SENHOR, Deus o faz prosperar.”, 2Cr.26.5.
“... E (a partir desse compromisso feito; guerrear contra todo mal que queira entrar no seu lar) o SENHOR fará o que bem lhe parecer.”, 2Sm.10.12 para favorecer o seu futuro e abençoar toda a sua família.
Rev. Salvador P. Santana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário